Apresentação

A TV Universitária integra, desde 1999, a estrutura da Superintendência de Comunicação da UFRN, unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, juntamente com a Agência de Comunicação (Agecom) e a Rádio Universitária FM.

 

Com a criação da Empresa Brasil de Comunicação do Governo Federal (EBC), em 2007, a TV Universitária passou a integrar a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP/TV), formada por emissoras públicas do todo país, lideradas pela TV Brasil, responsável pela gestão de conteúdos para toda a rede. Em nível local, a TV Universitária produz nove programas e um interprograma sobre temas diversificados.

 

Sua programação tem como princípio atender a diferentes públicos, balizada por diretrizes definidas pela Associação Brasileira de Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC) que priorizem a sua integridade, uma ação independente, plural e que valorize a criatividade e a inovação na produção dos seus programas. O jornalismo da emissora busca oferecer informação de qualidade, com relevância social e sem submissão às imposições mercadológicas que por ventura possa conduzir a qualquer tipo de exploração ou à desvalorização da vida. Propõe a livre manifestação do pensamento, da criação, de expressão e de informação, não praticando censura de natureza político-ideológica ou artística.

 

A valorização do patrimônio cultural do estado tem espaço privilegiado na programação da emissora, que prima pela valorização dos bens históricos, culturais e artísticos do Rio Grande do Norte.

 

A área de cobertura do sinal da emissora atinge aproximadamente dois milhões de telespectadores, o que corresponde à região metropolitana de Natal, composta por catorze municípios.

 

 

Estrutura Organizacional

A Superintendência de Comunicação da UFRN (COMUNICA) é uma unidade suplementar da UFRN que propõe, supervisiona e executa a política de comunicação da UFRN.
TV Universitária: emissora pública que produz programas com ênfase na cidadania, na qualidade de vida, na difusão e na promoção da ciência, da educação, das artes e da cultura. Seu jornalismo busca oferecer informação de qualidade, com relevância social.
Com uma programação musical diferenciada a Rádio Universitária FM oferece aos ouvintes uma combinação dos sucessos atuais, o melhor da música popular brasileira e internacional e um jornalismo dinâmico e atualizado.
Agecom: Agência de Comunicação é responsável pela execução da comunicação institucional da UFRN.